Por uma tendencia natural muito comenta-se sobre o processo de migração das operações de Tecnologia, sua infraestrutura, sistemas e demais do ambiente físico (On-Premisse) para um ambiente virtualizado, normalmente em nuvens providas pelos grandes Players do mercado neste segmento.
Mas o que fazer quando por N fatores o caminho inverso se faz necessário.
Com destaque ao período da pandemia de Covid19, participamos de 2 projetos onde o nossos clientes, em função dos custos operacionais atingidos face a disparidade do Real com o Dólar, algumas necessidades operacionais que não eram possíveis no ambiente de nuvem e algumas outras necessidades operacionais e de capacidade, migraram todas as operações para um datacenter interno com tecnologia de ponta.
Estas operações de internalizações, representaram a estes clientes uma economia média de 50% sobre os custos gerais destes serviços entregues a operação além de, aumento da capacidade computacional, maior fluidez dos processos, integrações e outros.
Chegamos a conclusão que será o novo futuro, absolutamente NÃO, entretanto destacamos que SIM, é um caminho onde dependendo do cenário do negócio, pode ser ainda uma opção viável frente ao novo conceito onde tudo é nuvem.